Máquinas do Programa Limpa Rio chegam a Itaperuna

 Publicado às 21h07



A Prefeitura de Itaperuna recebeu nesta quinta-feira (21/03), as máquinas do Programa Limpa Rio. O prefeito Nel Medeiros (PL), juntamente com seu vice-prefeito Jair Neto (PL), solicitaram ao secretário de estado de Meio Ambiente, Bernardo Chim Rossi, a adesão do município ao programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

A fase inicial dos trabalhos acontecerá no valão Porto Alegre, no bairro CEHAB, e o maquinário vai atuar visando promover o desassoreamento dos córregos e valões da cidade, garantindo maior fluidez das águas pluviais e reduzindo os riscos de enchentes e alagamentos.

O secretário de Meio Ambiente de Itaperuna, Arcênio Jubim, esteve presente na recepção do maquinário, junto com o prefeito Nel, com o vice Jair Neto, a secretária de Obras Monica Alceno, além das equipes do Inea e do programa Limpa Rio. A Prefeitura de Itaperuna agradece ao deputado estadual Jair Bittencourt pela articulação e o apoio, que possibilitaram a chegada das máquinas no município. 

 

Ações e impacto do Programa Limpa Rio

 

As máquinas que chegaram à Itaperuna incluem uma escavadeira hidráulica e dois caminhões caçamba, que atuarão na remoção do excesso de sedimentos acumulados nos leitos dos córregos. Esse trabalho é essencial para a preservação ambiental e para a segurança hídrica da região, prevenindo alagamentos, proliferação de vetores de doenças e outros problemas que afetam diretamente os moradores.

 


Além do valão na CEHAB, outras áreas críticas do município serão contempladas nas próximas fases do programa, incluindo:

  • Valão da Boa Fortuna
  • Valão do Bairro Matadouro
  • Valão do Bairro Niterói
  • Valão do Bairro Surubi

 

Foi definido que esses locais estão como prioritários devido à grande incidência de alagamentos e impactos diretos na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos moradores.

 

 

 Paulo Roberto Boechat, com informações do DECOM / PMI


Postar um comentário

0 Comentários