Rio de Janeiro tem primeiro caso de dengue tipo 3 confirmado em 2025

 Publicado às 22h19


Rio de Janeiro tem primeiro caso de dengue tipo 3 confirmado em 2025


No Rio de Janeiro, foi confirmado um caso de dengue tipo 3, no momento que registra uma queda acentuada no número de pacientes.

 

O caso de dengue tipo 3 foi registrado em uma idosa de 60 anos de idade e notificado pelo município do Rio de Janeiro. O caso vem sendo monitorado.

 

A Secretaria Estadual da Saúde informou que foram dois casos desse mesmo sorotipo ao longo de 2024 e desde 2007 não há circulação importante da dengue tipo 3 no estado.

 

Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos do tipo 1, tipo 2 e tipo 4, como por exemplo febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e também manchas vermelhas pelo corpo.

 

O Ministério da Saúde informou que foram 145 casos prováveis de dengue no Rio de Janeiro na primeira semana epidemiológica de 2025, uma queda bastante significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 4.237 casos.

 

O Ministério da Saúde anunciou também a instalação de um centro de operações de emergência em saúde contra a dengue e também outras arboviroses. E também a criação de um Plano Nacional de Contingência contra a Dengue.

 

O último plano era do ano de 2022. Foi feita uma parceria também entre municípios e estados, além de instituições científicas, pesquisadores e outros ministérios.

 

O Brasil comprou vacinas contra a dengue: são 9 milhões e meio de doses que vão ser distribuídas em 2025.

 

Fonte: Repórter Brasil / EBC




Postar um comentário

0 Comentários