Paulo Roberto News

Paulo Roberto News

PMERJ mobiliza mais de 3 mil PMs para o esquema especial de segurança durante o show da MADONNA

 Publicado às 10h21



PMERJ mobiliza mais de 3 mil PMs para o esquema especial de segurança durante o show da MADONNA



Estratégia com pontos de bloqueio e revista volta à cena nas saídas do metrô e ruas de acesso ao longo do trecho da orla destinado ao espetáculo



A Secretaria de Estado de Polícia Militar iniciará na sexta-feira (2/5) um amplo esquema de segurança para o show da cantora americana Madonna, na Praia de Copacabana, Zona Sul carioca, no próximo sábado


Três mil e duzentos policiais militares serão mobilizados para atuar antes, durante e depois do espetáculo. O efetivo estará distribuído por toda a região destinada aos espectadores e nas ruas de acesso à área do show.


É importante destacar que esse efetivo é formado por policiais que estariam de folga, em suas respectivas unidades operacionais e foram escalados de maneira excepcional. Dessa forma, o esquema de policiamento em todo o Rio de Janeiro não será alterado.


Pela primeira vez, será utilizado o recém-adquirido Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado em um caminhão de grande porte que ficará estacionado na Praça do Lido.


Entre outros recursos tecnológicos instalados no caminhão, o CICC Móvel é equipado com telas para receber imagens das câmeras distribuídas na orla e vias de acesso, assim como de drones e aeronaves tripuladas em tempo real. Todas as câmeras terão dispositivos de reconhecimento facial.


Além das novidades tecnológicas, a corporação retomará o bem-sucedido esquema com a utilização de gradis, onde haverá 18 pontos de revista equipados com câmeras de reconhecimento facial e com policiais utilizando detectores de metais. Outros 18 pontos de bloqueio serão instalados nas ruas de acesso à orla e 64 viaturas e 12 motopatrulhas integrarão o policiamento motorizado.


Outros componentes logísticos serão empregados, como as 65 torres de observação, além de tendas e quadriciclos utilizados pelas equipes em ostensividade pela faixa de areia.


As saídas das Estações Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo do metrô também contarão com equipes realizando revistas e utilizando detectores de metais.


Diversas tropas especializadas estarão destacadas para participar das ações junto ao amplo efetivo das unidades de área, como as do Grupamento Aeromóvel (GAM) – que realizará o monitoramento aéreo – do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM).


Todo o esquema de segurança, já testado e aprovado diante de seus resultados reais nos últimos dois grandes eventos na capital, visa a estabilidade de uma área reservada e segura para a realização de um espetáculo de repercussão internacional.



Na sexta-feira (3/5), a porta-voz da Secretária de Estado de Polícia Militar, tenente-coronel Claudia Moraes, atenderá a imprensa na Praça do Lido, em Copacabana, para sanar  eventuais dúvidas sobre o policiamento.

Fonte: Ascom / Ccomsoc PMERJ

Postar um comentário

0 Comentários