São José de Ubá tem mais eleitor do que morador segundo dados do IBGE e 107ª Zona Eleitoral

 Publicado às 15h17



São José de Ubá no noroeste Fluminense é o segundo menor município do estado do Rio de Janeiro no ranking populacional. A frente apenas de Macuco, na região serrana. 


Com cerca de 7.070 habitantes segundo dados do último censo do IBGE, São José de Ubá, tem um dado curioso no tocante a política. Em pesquisa do blog Paulo Roberto News, junto á 107ª Zona Eleitoral, que atende Itaperuna e Ubá-RJ, em 09/10/2023, o número de eleitores aptos a participar da próxima eleição municipal, no dia 6 de outubro de 2024, é de 7.531 votantes. Uma diferença a mais de 461 pessoas em relação aos dados do último censo.


Lembrando que os dados ainda podem sofrer alterações. O prazo para transferências de título e ou regularizar qualquer pendência com a justiça eleitoral é até o dia 08 de maio de 2024, ou seja, 150 dias antes do pleito. 






Como explicar essa diferença?


É bem certo que os dados do IBGE, são aproximados e muitas mudanças de endereços podem ocorrer por motivos de emprego por exemplo. Muitas pessoas que votam em Ubá-RJ, trabalham em outros munícipios vizinhos, como o caso de Itaperuna. Gerando assim, uma mudança de endereço por necessidade econômica.


A terra do tomate como o apelido já diz, é forte na plantação do fruto e pecuária. Trabalhar na prefeitura local também é uma opção viável. Ser candidato ao Conselho Tutelar também foi uma boa opção: 25 pessoas concorreram as 5 vagas disponíveis na eleição disputada no início deste mês. Mas o que quero destacar aqui é que a falta de empregos no município e a forte disputa política, ou simplesmente a falta de lazer, cultura ou comércio ajudam a chegarmos nesse dado curioso. 


Ubá-RJ tenta reagir 


A segurança, calmaria e a boa saúde do município em relação a municípios vizinhos como Itaperuna, Miracema e Pádua, ajudam a elevar a qualidade de vida do cidadão ubaense. Dificilmente, temos notícias de alguém esperando semanas em uma fila de regulação da UPA 24h, como os Itaperunenses tem sofrido nos últimos anos. O tráfico de drogas e a violência existe sim, porém muito, mais muito, menor em relação ao que temos visto em Miracema por exemplo. Que semanalmente tem registro de ocorrências pela prisão ou apreensão de pessoas ou materiais do tráfico.


Um belo portal tem sido construído na entrada da cidade ubaense e a expectativa é que no final do ano seja inaugurado. O que trará mais beleza para o local e tornando-se um novo cartão postal.


O mercado imobiliário tem crescido. Na chegada do município por exemplo, um loteamento novo com várias casas já saíram do papel e outras começam a ser construídas. 


No comércio, em especial, no ramo alimentício, Ubá-RJ faz companhia a Varre-Sai e Aperibé na escala de municípios do noroeste sem terem ainda uma rede de supermercados um pouco mais completa, com mais serviços prestados como pagamento de contas, caixa eletrônico para saques em dinheiro, um mix mais completo de produtos e preços mais acessíveis. Também faltam estabelecimentos que forneçam um atendimento com opções variadas de lanches, pizza, drinks e musica ao vivo ou playground.


Por fim, Ubá-RJ reagiu razoavelmente em relação ao censo de 2010 para 2022: Crescimento de 5,49%, um salto de 6.702 para 7.070 habitantes. 


Por: Paulo Roberto Boechat / www.paulorobertonews.com

Postar um comentário

0 Comentários