Publicado em 20/07/2023 às 22h12
Câmara de Bom Jesus do Itabapoana implanta sistema “zero papel”
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana anunciou que implantou o sistema digital de tramitação dos processos legislativos e atos do Parlamento (Câmara zero papel).
A adoção
desse sistema tem por objetivo, segundo a instituição, aumentar a eficiência, a
transparência e a sustentabilidade das atividades legislativas.
Todo o trabalho interno de gabinete dos vereadores e administrativo da Casa será feito pelo novo modelo, medida que diminui a burocracia e o consumo de papel e tinta.
Cada vereador e gestor da Câmara dispõem da respectiva assinatura digital, o que permite dar ao teor de cada um deles uma assinatura juridicamente válida.
Para a presidência da Câmara, além da adoção do sistema tornar os processos mais transparentes, eficientes e rápidos, também vai gerar economia sustentável de papel e impressão.
“O projeto visa valorizar, preservar e conservar o meio ambiente por meio de políticas que atenuem os impactos ambientais e promovam o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Léo Xambão.
Serão realizadas ações de conscientização e o plantio de árvores como forma de preservação da natureza.
Notebooks
Os treze vereadores ganharam notebooks de trabalho com acesso ao programa “Zero papel”, por onde os parlamentares fazem a tramitação de toda a parte de requerimentos, ofícios, entre outros documentos.
Tudo que eles forem protocolar na Casa sairá desse sistema, inclusive com assinatura digital. Através desse programa, eles conseguirão enviar ofícios por e-mail e Whatsapp. O processo de fechar o expediente também será todo digital.
Pioneirismo
A Câmara
Municipal de Bom Jesus do Itabapoana é a 1ª Casa Legislativa do estado do Rio
de Janeiro a usar a Assinatura Eletrônica Avançada e a lançar a primeira Ata
Digital com Assinatura Avançada para regulamentar as tramitações do
legislativo.
Rádio Natividade – Foto: Reprodução/Alan Gonçalves
0 Comentários
As opiniões aqui feitas por internautas não refletem necessariamente a opinião do Blog Paulo Roberto News.