Publicado em 12/05/2022 às 22h52
Não se pode esperar que um relacionamento funcione sempre às mil maravilhas. Qualquer convívio tem seus atritos e problemas. Porém, quando os problemas se acumulam para além do saudável, estamos diante de um relacionamento disfuncional.
Para iniciar com um conceito, o relacionamento disfuncional é aquele em que os namorados não possuem intimidade suficiente para manter uma relação saudável. É um relacionamento que dificulta o crescimento pessoal e afeta a saúde emocional dos envolvidos.
Falando de uma maneira simples: um relacionamento disfuncional é um relacionamento tóxico. Não vale a pena se manter e só prejudica quem está preso a ele.
O relacionamento disfuncional não é, necessariamente, um relacionamento amoroso. Ele pode ser, e o mais comum é que seja.
Mas também pode existir esse tipo de relacionamento entre sugar daddy e sugar baby, pai e filho, irmão e irmã… Qualquer que seja a convivência, é possível haver um relacionamento disfuncional.
Para evitar esse tipo de situação, é necessário que as pessoas comecem a pensar em por quê aquele relacionamento não está dando frutos. Por que conviver com determinada pessoa afeta a minha saúde mental?
Localizando os motivos que levam a esse quadro, fica mais fácil pensar em soluções a respeito de um relacionamento disfuncional.
Dependendo do problema que seja encontrado, é possível achar alguma solução. Se o problema for a maneira como a pessoa te trata, ou a falta de apoio aos sonhos, às vezes um diálogo pode ajudar.
Porém há situações em que não há o que se fazer. O relacionamento é disfuncional, é nocivo de qualquer maneira. Sendo assim, o mais saudável a se fazer nesse tipo de situação é se afastar.
Se o convívio com alguém te machuca, te faz sofrer de alguma maneira, então não vale a pena forçar a sua companhia. Se afaste, dê um tempo para você se conhecer, entender o que gosta. Com o tempo você vai perceber que sua vida é bem melhor sem a influência daquela outra pessoa em sua vida.
Texto de Geovana Redação
0 Comentários
As opiniões aqui feitas por internautas não refletem necessariamente a opinião do Blog Paulo Roberto News.