Câmera registra meteoro cruzando o céu de Itaperuna-RJ

 Publicado em 30/11/2021 às 14h46


Mais de 10 câmeras registraram meteoro cruzando o céu de MG, SP e RJ, veja o vídeo


Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram um meteoro que passou por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro na madrugada de domingo (28). Confira abaixo as localizações:


- Formiga/MG - FurnasIP

- Guaxupé/MG - Sicoob Agrocredi

- Itamonte/MG - Instituto Alto Montana

- Itajubá/MG - Cond. São Tiago - Inovai

- Lagoa da Prata/MG - Netwise Internet

- Patos de Minas/MG - Ivan Soares (Bramon)

 

- Araçoiaba da Serra/SP - Alginet

- Morro Agudo/SP - RGT (Rede Global Telecom)

- Taubaté/SP - Cond. Ekobé Espaço & Vida

- São Paulo/SP - Ramada Suítes Itaim Bibi

- São Paulo/SP - Sergio Mazzi - Bramon

- Sorocaba/SP - Marco Centurion - Bramon (duas câmeras)

- São José dos Campos/SP - Diego Rhamon - Bramon

 

- Itaperuna/RJ - Itanet

- Angra dos Reis/RJ - Angra Boutique Hotel

 

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

O que é um meteoro?



Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: "Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente."


De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao "sinal dos tempos", "Jesus voltando" e outras profecias apocalípticas.


Fonte: Clima Ao Vivo / https://www.climaaovivo.com.br/noticias/mais-de-10-cameras-registraram-meteoro-cruzando-o-ceu-de-mg-sp-e-rj-veja-o-video-28-11-21

Postar um comentário

0 Comentários