Publicado em 20/02/2021 ás 21h45
A medida é importante neste momento, como ação preventiva, já que o Rio Muriaé recebe água da região de Minas Gerais, onde houve enchente na última sexta-feira (19/02), no município de Manhuaçu
![]() |
Máquinas fazem o tamponamento de um manilhão na localidade de Três Vendas em Campos — Foto: Prefeitura de Campos |
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) realizaram neste sábado (20), o tamponamento de um manilhão na localidade de Três Vendas.
A medida é importantíssima neste momento, como ação preventiva, já que o Rio Muriaé recebe água da região de Minas Gerais, onde houve enchente na última sexta-feira (19), no município de Manhuaçu.
A ação acontece de forma emergencial para minimizar possíveis danos causados à comunidade de Três Vendas, caso haja transbordamento do Rio Muriaé naquela região. O tamponamento dificulta a passagem de um grande volume de água e reduz as chances de inundação da localidade.
A manilha de 80cm de diâmetro era utilizada para irrigação da lavoura no local. Por estar desativada há anos, passou a desempenhar a função de um canal que contribuía para alagar a localidade de Três Vendas em casos de enchente do Rio Muriaé.
Outro ponto sensível já foi identificado pela equipe e também será vedado ainda neste sábado. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria entre as equipes, sob a supervisão da Coagro.
O secretário e o subsecretário de Defesa Civil, respectivamente coronel Alcemir Pascoutto e major Edison Pessanha, estão acompanhando as ações no local e informaram que o impacto da chegada desse volume de água deve ser menor em Campos, uma vez que o rio Paraíba do Sul está com o nível normalizado.
“Conseguimos, através de uma parceria com a Coagro, realizar esse tamponamento aqui hoje. A comunidade sabe tão bem quanto os órgãos competentes, a importância dessa ação para as cerca de 4 mil pessoas que moram em Três Vendas. Estamos cumprindo o nosso papel de agir de forma preventiva, adotando todas as ações possíveis para evitar eventuais desastres”, pontuou Pascoutto.
Monitoramento
A Defesa Civil está monitorando o nível dos rios no montante (região acima), tendo como referência outras Defesas Civis e o Corpo de Bombeiros dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Impactos no Noroeste Fluminense
![]() |
Ruas de Porciúncula ficam alagadas após o Rio Carongola transbordar — Foto: João Brum/ Inter TV |
Fonte: Éder Souza, G1
0 Comentários
As opiniões aqui feitas por internautas não refletem necessariamente a opinião do Blog Paulo Roberto News.