Ações de prevenção no plano de enfrentamento ao Zika vírus em Itaperuna

Com as notícias de que há uma expansão em todo o Brasil do Zika vírus e com a suposta circulação da doença em Itaperuna, associada a caso de microcefalia, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

De acordo com o coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), Gesiney Botelho, inúmeras palestras tem sido realizadas no município, com o intuito de orientar a população sobre a importância de todos, colaborarem no combate ao mosquito transmissor.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, a atual conjuntura é preocupante.

– Conhecemos muito pouco da doença e ainda não temos a ideia de qual a dimensão dos agravos que poderão vir pela frente. Porém, uma coisa é certa, o Zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, então, devemos redobrar os cuidados de prevenção contra Aedes aegypti – diz o secretário.

Gesiney Botelho lembrou que não basta só o Poder Público fazer sua parte, implementando um plano de enfrentamento.

– Neste momento, precisamos nos conscientizar que é necessário mudar. Principalmente de hábitos e costumes, para combater o mosquito. Cada um se comprometendo com a limpeza de seus quintais, com a eliminação e destruição dos reservatórios que possam servir para acúmulo de água em suas residências, já estará contribuindo com sua parcela de cidadania. A mobilização social tem que ser unânime e incondicional. Nós contamos com a adesão de todos os itaperunenses – finaliza Gesiney.




(*) Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: NICES





















Matéria publicada no blog Paulo Roberto News dia 23/12/2015 ás 12h:51
Entre em contato com o blog através do E-mail: paulorobertonews@hotmail.com ou pelo Whatsapp: (22) 9-99484703.

Postar um comentário

0 Comentários