Representante da Emater-Rio participa de Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj

 Publicado em 24/09/2020  ás 20h03


A médica veterinária, Gerente Estadual de Bovinocultura da Emater-Rio, Mariana Dias, participou nesta quarta-feira (23/09) do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Uma reunião de profissionais de todas as esferas governamentais que teve como objetivo estabelecer uma normatização unificada voltada à produção e à comercialização interestadual de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal e à troca de experiências sobre a concessão do Selo Arte.

O Selo Arte estabelece que os alimentos como: queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, desde que atendam a todos os requisitos legais, sem entraves burocráticos.

Em sua apresentação, a gerente estadual de Bovinocultura da Emater-Rio, Mariana Dias, explicou a legislação de produtos artesanais e apresentou todo o amparo legislativo.

—Em nome da Emater-Rio, eu agradeço a oportunidade desta troca de experiências e de dividir com vocês um pouco do nosso trabalho na Emater – Rio, junto aos produtores rurais do nosso Estado.  A partir da conceituação do produto alimentício de origem animal produzido de forma artesanal a gente consegue dar os primeiros passos. E com a chegada do Selo ARTE, o produto de origem animal produzido, realmente, de forma artesanal, ou seja, um alimento de qualidade, inócuo, trazendo suas características tradicionais, culturais ou regionais, obtidos e elaborados de forma segura deste a obtenção da matéria-prima até o produto final, inspecionados e detentores do selo ARTE, pode ser comercializado Nacionalmente. Explicou.

Mariana também destacou a importância DA construção coletiva da legislação estadual.

—Isso é muito importante. Essa reunião onde cada uma das esferas envolvidas traz suas experiências e expectativas e faz toda a diferença para a construção da legislação do Estado. Concluiu.

O encontro foi mediado pela secretária-geral do Fórum da Alerj, Geiza Rocha, que ressaltou o projeto de lei nº 893/2019, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais do estado do Rio de Janeiro.

—Vamos ter uma definição para a produção rural do estado por conta desse projeto que será votado. Nossa reunião é fundamental para a troca de experiências entre os estados que aderiram ao Selo Arte. Explicou.

A mesa contou com o auditor-fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Lopes de Almeida, o produtor e empresário do Espírito Santo Leandro Carnielli, a doutoranda em Ciência de Alimentos pela UFSC, responsável técnica da associação Comerqueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros) e representante do estado de Santa Catarina, Michelle Carvalho; e o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária, André Almeida Santos Duch.

Fonte: Ascom Emater-Rio

Postar um comentário

0 Comentários