Foto: Reprodução / Internet
Publicado em 16/07/2020 ás 20h20
Comemorado anualmente em 15 de julho, o Dia do Pecuarista merece destaque principalmente neste ano marcado pela pandemia, pois se trata de um profissional essencial para a manutenção de uma das atividades mais importantes para a economia do Estado do Rio de Janeiro: a pecuária.
Responsáveis por uma série de ações que vão desde a alimentação, passando pela sanidade e a genética dos rebanhos, seja por meio da pecuária de corte ou de leite, os pecuaristas fluminenses trabalham hoje com mais 2,5 milhões de cabeças, produzindo os mais diversos tipos de alimento, além de fornecendo reprodutores e matrizes para outros estados e levando seus rebanhos para eventos agropecuários em todo país.
O setor pouco sofreu durante o período de pandemia e, há um mês, celebram mais uma conquista para o setor, a certificação do Estado do Rio de Janeiro ao SISBI, que autoriza a comercialização de produtos de origem animal em todo território nacional.
Para o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, os pecuaristas do estado do Rio de Janeiro fazem da sua missão diária uma difícil, porém prazerosa, fonte de renda.
- São pequenos e médios criadores, que além do corte, têm tradição na produção de gado de leite a pasto, utilizando-se de sistemas produtivos que aproveitam a topografia e os índices pluviométricos desta região. Num total de mais de 32 mil propriedades rurais com rebanhos bovinos e bubalinos. Afirma Paulo Henrique.
Com intuito de celebrar este dia a Secretaria de Agricultura separou suas principais ações para o Pecuarista:
• Realiza a educação sanitária, para a prevenção de doenças;
• Capacita produtores rurais para vacinação, com boas práticas e bem estar animal;
• Emite documentos para autorização de trânsito animal;
• Atua na vigilância, controle e erradicação de doenças em rebanhos;
• Certifica propriedades como livres de Brucelose e Tuberculose;
• Concede autorização e fiscaliza a realização de eventos agropecuários;
• Habilita e fiscaliza veterinários que prestam serviços no diagnóstico de doenças em propriedades rurais;
• Fiscaliza o comércio das principais vacinas e insumos usados pelos criadores.
Adesão do RJ ao SISBI-POA
O Estado do Rio de Janeiro recebeu a certificação do Ministério da Agricultura de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal em todo território nacional.
- A adesão ao SISBI representa um avanço importante para o Estado e para todo o setor agropecuário, contribuindo para aumentar a competitividade da produção, o aumento do valor agregado dos produtos e, principalmente, o desenvolvimento do setor. Nossos produtos estarão em todo o Brasil, com garantia de segurança sanitária e de qualidade. Disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Antes de conseguir essa adesão, os estabelecimentos responsáveis pela produção de produtos de origem animal no Estado não tinham autorização para vender no resto do país.
- O SISBI traz a oportunidade de expansão dos mercados dos produtos cárneos produzidos no Rio de Janeiro e o consequente estímulo à ampliação das áreas de produção e à melhoria dos índices zootécnicos para os pecuaristas do nosso estado. Conclui o superintendente da Defesa Agropecuária.
Fonte: Ascom SEAPPA
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - RJ
(21) 3601-6411
ascom.agricultura.seappa@gmail.com
0 Comentários
As opiniões aqui feitas por internautas não refletem necessariamente a opinião do Blog Paulo Roberto News.